Relacionada aos processos, costumes, políticas, leis e instituições, a Governança Corporativa é o sistema que empresas e organizações utilizam na administração.O conceito tem se tornado cada vez mais essencial no ambiente empresarial contemporâneo.É um universo multifacetado que tem grande extensão na responsabilidade de indivíduos específicos na organização, impactando diretamente no bem-estar e eficiência econômica do negócio.
Quer conhecer mais sobre Governança Corporativa, os benefícios, as práticas fundamentais e as melhorias que propiciam o sucesso do seu negócio? Então leia o nosso artigo até o final!
Vantagens para a empresa:
A Governança Corporativa tem o papel de fornecer um conjunto de princípios e regras que, quando seguidas, evitam violações éticas, melhoram a transparência de informações, dão autonomia às atividades e aumentam a reputação da organização.
Criam-se mecanismos de incentivos e de monitoramento, assegurando que o comportamento dos executivos esteja alinhado com os interesses dos acionistas.
Implantá-la ajuda a atrair investidores e a desenvolver relacionamentos mais fortes com os clientes. Com a GC, o cumprimento das leis e regulamentos se torna efetivo e a probabilidade de multas ou ações judiciais diminuem ou podem até mesmo serem eliminadas.
A adoção de boas práticas de governança favorece os interesses dos proprietários, assegurando a longevidade das empresas. Além disso, contribui com o desenvolvimento econômico sustentável e proporciona melhores desempenhos.
Princípios essenciais a serem seguidos:
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) aponta 4 princípios básicos das práticas de governança corporativa que são:
1.Transparência
Disponibilizar as informações de interesse como desempenho econômico-financeiro e outros dados que norteiam a gestão, conduzindo à preservação e organização do valor da organização.
2.Equidade
Tratamento justo a todos os sócios e stakeholders levando em consideração direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
3.Prestação de contas (Accountability)
Os agentes de governantes precisam prestar contas da atuação de maneira clara e objetiva que seja compreensível e conveniente. Dessa forma, assumem integralmente as consequências de atos e omissões, atuando com responsabilidade.
4.Responsabilidade corporativa
Zelar em curto, médio e longo prazo a efetividade econômica e financeira das organizações, reduzir as intempéries externas negativas e aumentar as positivas no negócio e nas operações. Levando em consideração os capitais financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental e reputacional.
O segredo do sucesso:
As práticas da Governança Corporativa afetam positivamente a empresa no desempenho em longo prazo ao criar um ambiente de controle eficaz e apropriado. Possibilitam tomar melhores decisões e dar respostas imediatas em momentos de sinalização de não conformidade.
Isso porque garante acesso rápido à informação e boa comunicação entre as partes interessadas, resultando em maiores resultados corporativos.
Portanto, propicia priorizar e ter precisão em ações rápidas, essencial para assegurar a sustentabilidade da empresa em períodos turbulentos de economia e gestão.
Com a Governança Corporativa é possível conduzir projetos e indicadores, definir planos de ação e monitorar o progresso da empresa.
Conte com a Maiore para garantir a organização do seu negócio. Oferecemos as melhores soluções [link: clique aqui para ver as soluções] para impulsionar a sua empresa.